Para escrever bem é preciso ler muito mesmo
Há alguns anos a redação nem existia nas provas de vestibular, mas depois de algumas denúncias na falha do processo seletivo, as universidades perceberam que não dava pra avaliar os alunos sem a presença de um texto redigido pelos mesmos. Hoje ela tem peso de 40% na nota do vestibular e isso derruba muita gente nos concursos, tanto públicos quanto particulares. Por isso, é importante saber escrever bem para equilibrar conteúdo escolar e capacidade de escrita. Já pensou se você gabarita a prova objetiva e manda mal na redação? Aí, não dá. Dê uma olhada nas nossas dicas pra ficar afiado na hora da prova.
Antes de tudo é preciso estar bem informado e atualizado sobre tudo o que acontece no mundo, até mesmo aquilo que não te interessa. O tema da redação é imprevisível e pode cair algo que você não domine, portanto, mantenha o hábito da leitura de livros, jornais e revistas. Todo mundo diz a mesma coisa, mas para escrever bem é preciso ler, e ler muito. Só assim consegue-se aperfeiçoar um bom vocabulário.
A primeira etapa da redação é analisar bem a proposta do tema e verificar o gênero pedido: narração, dissertação ou carta. A partir do material oferecido pela banca faça o maior número de associações possíveis com leituras prévias e fatos importantes e anote tudo num rascunho. O uso exclusivo do material da prova pode denotar total desconhecimento sobre o tema proposto. As informações que você trouxer no seu texto têm peso maior quando vindas de outros meios que não o oferecido na prova.
A maioria dos vestibulares pede a dissertação, ou seja, um texto que exponha uma opinião pessoal, mas que argumente de maneira impessoal, utilizando verbos na terceira pessoa do singular. Nesse gênero é muito importante que o título seja atraente e inteligente, ele deve dizer sobre o que vai tratar o texto. Parece óbvio, mas muita gente faz besteira na hora de escolher o início do texto. Como ele deve fazer uma “chamada” para o que vem pela frente, a dica é escolhê-lo depois que o texto estiver pronto. É preciso lembrar, também, que o esqueleto deve ser mantido à risca: introdução, desenvolvimento e conclusão; tudo isso usando no máximo, 30 linhas. É importante não ser prolixo nem conciso, com a prática, isso passa a ser bem fácil.
O candidato deve ser capaz de criar um texto, articulando sua opinião de forma a convencer o leitor de que seu ponto de vista é coerente. Para isso, não dê opinião sem embasamento, utilize argumentos concretos e evite todo tipo de “achismo”. A dica é fazer um roteiro contendo, em tópicos, tudo aquilo que seja importante tratar. Não seja redundante, diga tudo o que tem que dizer de uma vez só, sem rodeios. Isso é fácil quando se estrutura os parágrafos de maneira correta, sem cortar as idéias.
Lembre-se das regras gramaticais, tome cuidado com a ortografia das palavras e com as concordâncias nominal e verbal, principalmente evitando o gerundismo. Não use palavras estrangeiras e gírias e não pense que escrever “bonito” conta ponto. O importante é ser bem compreendido. Um texto simples não é um texto pobre e não vai te trair na hora de usar corretamente o significado das palavras.
Não generalize, não use siglas desconhecidas e evite repetir palavras, procure utilizar os sinônimos. Fuja da voz passiva e dos períodos muito curtos ou muito longos. Evite, também, usar a letra de forma porque ela dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. E antes de passar o texto a limpo, revise uma, duas vezes. Um pequeno acento pode te tirar um décimo e uma vaga na lista dos aprovados.
Por fim, não basta saber o que fazer, é preciso saber COMO fazer. Só se consegue um bom texto com muita prática e o ideal é fazer uma redação toda semana. E informar-se não faz mal a ninguém, não adianta treinar e se aperfeiçoar na técnica se na hora do amém você não souber sobre o que está escrevendo. Para você se divertir e conferir bons textos, aí vai uma lista apontando alguns livros que são essenciais para a sua preparação, além de ter a chance de já adiantar alguma leitura obrigatória para a prova.
*Boca do inferno – Ana Miranda
*Senhora – José de Alencar
*Dom Casmurro – Machado de Assis
*O cortiço – Aluísio de Azevedo
*Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto
*Amar, verbo intransitivo – Mário de Andrade
*Estrela da vida inteira – Manuel Bandeira
*A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade
*Mar morto – Jorge Amado
*Ana Terra – Érico Veríssimo
*Memorial de Maria Moura – Raquel de Queiroz
*Vidas secas – Graciliano Ramos
*A hora da estrela – Clarice Lispector
*Sagarana – Guimarães Rosa
*Morte e vida Severina – João Cabral de Melo Neto
Por Marla Rodrigues
Como fazer uma redação passo a passoSaber escrever uma boa redação é fundamental para ingressar em qualquer instituição de ensino superior. O ENEM e Vestibulares tradicionais costumam exigir que o candidato elabore uma redação do estilo dissertativo-argumentativo para avaliar sua habilidade verbal escrita.
Preparamos uma lista com as principais dicas de como fazer uma boa redação e evitar os erros mais comuns.
10 Dicas para mandar bem na redação
Como fazer uma redação passo a passo Estrutura da Redação
- Redação dissertativa é um modelo em que expressamos nossa opinião ordenando ideias sobre determinado tema
- Texto argumentativo tem como objetivo convencer o leitor sobre nossa opinião através de argumentos.
- Redação dissertativa-argumentativa é um texto em que, ao mesmo tempo, explica o tema, mostra argumentos do autor e apresenta uma conclusão ou solução final.
Redação dissertativa-argumentativa
O modelo de redação dissertativa-argumentativa é o mais pedido pelas instituições e deve ter três partes/passos essenciais:1. Introdução
Apresente o assunto que será discutido ou argumentado no texto. Geralmente exposto em apenas um parágrafo.2. Desenvolvimento
Pode ser elaborado em 3 parágrafos com argumentos e contra-argumentos convincentes e verdadeiros.3. Conclusão
Utilizar um parágrafo para responder ou concluir a introdução sintetizando as idéias. Trata-se de um resumo da dissertação.Tags: com fazer uma redação, 10 dicas de redação, como fazer uma boa redação, como fazer uma redação perfeita, como fazer uma redação dissertativa, como fazer uma redação yahoo, fazer uma redação online, exemplos de redação, redação pronta,
Nenhum comentário:
Postar um comentário